Começando pela igreja

De Abraão a Salomão, o que aconteceu foi o “boom” do povo santo. Estavam buscando uma “cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus” (BÍBLIA,  Hebreus, 11, 10), que é uma representação da igreja-noiva de Jesus Cristo. Em geral, os líderes buscam “salvar” pessoas, os empresários buscam governar mercados, mas de Abraão a Salomão o foco era buscar o sucesso da cidade de Deus em nossas cidades. Todos nós sabemos o que aconteceu: Salomão levou essa ideia a seu ápice. “E toda a terra buscava a face de Salomão, para ouvir a sabedoria que Deus tinha posto no seu coração” (BÍBLIA, 1º Reis, 10, 24). Em verdade, aqui, apresenta-se um paradigma visionário para todos os que querem se incluir naquilo que Deus está fazendo nesta Terra – deve-se começar pela igreja. Salomão, o homem mais rico de todos os tempos sabia disso.

Aprendi que a igreja é a plataforma ideal para projetar tudo aquilo que Deus tem posto em nossos corações. Sei que existem irmãos e amigos conhecidos por exercer um trabalho bom no mundo secular. Tenho alguns amigos e irmãos que contabilizam sucesso no mundo secular, mas o modo pelo qual Deus trabalha é sempre começando pela igreja. Por isso, nossa missão é sempre relacionada a ensinar a igreja, para que ela seja levantada, despertada e sua glória possa, então, iluminar o mundo.

A profecia sobre a restauração do tabernáculo de Davi foi a leitura oficial dos fundadores da Nação de Israel, em 1948. Era uma espécie de paradigma para eles, porque sabem que, prosperando a nação de Deus, prosperará o mundo. Eles entendem que, se reconstruírem o “portal”, a casa de Deus na Terra, as nações desejarão a Deus, e a glória de Deus é a glória de Israel. Os cristãos ainda gastam muita energia e dinheiro para atrair pessoas do mundo, mas se fizerem o necessário para que o povo de Deus seja reconstruído, então eles brilharão como um grande espetáculo de sucesso ao mundo.

“E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo. Para que o restante dos homens busque ao Senhor, e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas. Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras” (BÍBLIA, Atos, 15, 15-18).

Descobri que o verbo “buscar”, nesse texto, é mais bem traduzido por “desejar”. Então, o restante dos homens estará desejando a Deus, quando o tabernáculo de Davi for reedificado.

No mundo de Deus, ao contrário do que se pensa, o sonho de construir uma nação de reis e sacerdotes é dominante. A Igreja deve criar produtos que mudem a própria igreja. Isso nos chama a atenção para a necessidade de os empreendedores cristãos ajudarem seus irmãos a preencher as lacunas que os impedem de mudar a forma como o mundo os observa. Em uma série de pronunciamentos proféticos, Isaías profetiza uma mudança na forma como a igreja será vista no tempo futuro: “E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel” (BÍBLIA, Isaías, 1, 26); “Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, desolação nem destruição nos teus termos; mas aos teus muros chamarás Salvação, e às tuas portas Louvor” (BÍBLIA, Isaías, 60, 18); “Porém vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis” (BÍBLIA, Isaías, 61, 6); “Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais: Assolada; mas chamar-te-ão: O meu prazer está nela, e à tua terra: A casada; porque o Senhor se agrada de ti, e a tua terra se casará” (BÍBLIA, Isaías, 62, 4). Esses dias ainda não chegaram, porque um número necessário de pessoas que se dedicam à reforma da igreja aos seus fundamentos ainda não está atuando. Entendo que, para exercermos o ofício que seja confiável para ser estabelecido no mundo, precisamos, antes, testá-lo na igreja e nela fazer diferença.

O sonho de Jesus é ver a igreja se tornar uma “casa de oração para todos os povos”, como uma plataforma para lançamento das melhores ferramentas de influência, que será responsável pela mudança das formas aqui nesta Terra. Sou um entusiasta afeiçoado da Igreja, porque o que dá certo na igreja tem o poder de influenciar o mundo a alcançar o verdadeiro sucesso. Se você precisa ser lembrado, aqui vai novamente a profecia mais espetacular, que tem mexido com minha imaginação:

“E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor” (BÍBLIA, Isaías, 2, 2-3).

No site UNI ICD você tem disponível KITS que te ajudam a começar a mudança do mundo pela igreja.

Compartilhe o Post:

Posts relacionados

Os Segredos da Inovação de Jesus Cristo

Nessa obra, RODRIGO DO RIO, presidente executivo da ICD, compartilha os fundamentos criativos que nos ajudam a nos tornamos mais inovadores, como aquele que faz “novas todas as coisas”.  Veja o livro na Amazon.

LEIA MAIS »